domingo, 25 de agosto de 2013

Cottage Caseiro



Primeiro passo: Coloque o leite para esquentar no fogo. Não espere ferver. Você tem que tirá-lo quando começar a fazer aquelas bolinhas pequenas, quando ele está "avisando" que esta para borbulhar. Caso voce tenha termômetro culinário, pare em torno de 90 graus, senão só observar e retirar logo antes da ebulição.
Segundo passo: Desligue fogo do leite antes ele ferva e acrescente o suco de limão (limao puro espremido), o leite vai começar a empelotar, é seu queijo cottage nascendo, rs... Vá mexendo lentamente, ate ele ficar todo coalhado!
Terceiro passo: Deixe o leite descansar por cerca de 10 minutos e depois transfira-o para um coador. Deixe o coalho la por cerca de uma hora, sem mexer.

Sabe esse liquido que sobrou no coador? Chama-se SORO DO LEITE. Te lembrou algo? Pois é! E daí que vem nosso querido whey protein. Guarde e use assim que possível, pode substituir água em receitas, pois não tem muito gosto.
O que ficou no coador é seu queijo cottage. Você pode temperar com orégano se quiser. Além disso, da pra acrescentar iogurte grego light / zero caso queira deixar ele mais cremoso e com um aspecto menos coalhado!
Super simples, né? E o preço é de apenas um litro de leite desnatado e de um limão, ou seja, no máximo 3 reais, enquanto um pote de queijo cottage custa cerca de 15 reais. Ótima troca, não?! rs Mantenha-o na geladeira e não demore para consumir, ok? Se preferir, faça menos!

Um comentário: